Memória da TV: Vitória de Gustavo Kuerten em Roland Garros em 97, colocou a Rede Manchete na liderança

gustavo-kuerten-em-roland-garros-apos-conquista-em-1997-1431716454788_786x384

Há 20 anos,  a TV Manchete em 1997 conquistou a liderança com picos de 18 pontos de audiência com  com a transmissão da final de Roland Garros, no momento final o SBT registrava 10 pontos e a Globo 8. A média foi de 12 pontos. O que despertou o interesse da Globosat, em transmitir as partidas com exclusividade para desbancar a emissora aberta, já que a TV Fechada ainda atingia uma fatia mínima da população. 

A emissora da Família Blocj, teve os direitos de transmissão com exclusividade por 11 anos dos torneios do Grand Slam -Roland Garros, Wimbledon, Aberto dos EUA e Aberto da Austrália. 

Em 1987, a Koch Tavares passou a transmitir anualmente o Grand Slam pela TV Manchete, com o apoio do Grupo Votoratim de José Ermírio de Moraes,  e Hugo Miguel Etchenique, da Brastemp. A vitória de Guga em 97 foi um momento de glória para todos que durante anos batalharam pelo tênis na TV Aberta. A TV Manchete imortalizou o esporte, declara Augusto Barros um dos funcionários da emissora. 

Tênis na TV Record

3d3082d1bb4f82577e8e29e501fecf3d.jpg

A final de Roland Garros entre Gustavo Kuerten e Magnus Norman estabeleceu um novo recorde de audiência para partidas de tênis na televisão brasileira em 2000. Só que desta vez, a emissora que tinha os direitos de transmissão era a TV Record, a final ao vivo, o atingiu 13 pontos de audiência, em média, e pico de 24 pontos, às 13h16, momento em que Guga e o sueco disputavam o tie-break. Na final de Roland Garros, em 97, envolvendo Gustavo Kuerten e Sergi Bruguera, a TV Manchete obteve 18 pontos de pico e 12 pontos de média. Na época, cada ponto corresponde a 80 mil domicílios na Grande Sao Paulo. Como relata o site Folha de São Paulo. 

A emissora permaneceu mais de uma hora na liderança. A audiência foi aumentando à medida em que o jogo avançava e, em especial, após o meio-dia, ao final da Maratona de São Paulo, transmitida ao vivo pela TV Globo, declarou na época o diretor de esportes da TV Record o Eduardo Zebini.

A semifinal de Roland Garros entre Guga e Juan Carlos Ferrero, na manha de sexta-feira, também transmitida ao vivo, teve média de 8 pontos e pico de 14 pontos de audiência.

Transmissão pelo canal Band Sports.

As partidas do torneio com exclusividade em TV Fechada é do canal Band Sports, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. De longe, as partidas não alcançam mais os índices de audiência da época do Guga, chegando ao máximo a 2 pontos na TV Aberta, quando a TV Bandeirantes exibe e atingindo um público cativo, porém, não alto na TV Paga. 

A voz do tênis na TV Brasileira

fundo-mem_ria---2

Ruy Viotti, foi o narrador que deixou sua marca no tênis. Ele é a voz do tênis na televisão brasileira. É o locutor que narrou o maior número de conquistas do Guga, incluindo os títulos de Roland Garros no anos de  nos anos de 1997, 2000 e 2001. Coube a ele a primeira transmissão de tênis na TV Aberta em 1976, na TV Tupi do Rio de Janeiro. Teve passagens pela TV Globo, onde criou o ”Esporte Espetacular”, TV Bandeirantes, TV Manchete, TV Record e por último Band Sports.  Ele faleceu em setembro de 2009, aos 79 anos em São Paulo, vítima de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma infecção generalizada. 

Me siga no Twitter: @beraldotv

Me siga no Instagram: @beraldotv

Curta uma página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em Memória da TV e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Memória da TV: Vitória de Gustavo Kuerten em Roland Garros em 97, colocou a Rede Manchete na liderança

  1. Caio disse:

    Rapaizz que saudade da nossa manchete !!
    Faz muita falta essa emissora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s