TV Bandeirantes completa 50 anos neste sábado (13), veja fatos curiosos sobre a emissora

band

A TV Bandeirantes (chamada atualmente de Band) é uma emissora de TV aberta do Grupo Bandeirantes de Comunicação, do qual também fazem parte a rádio BandNews FM, a BandNews TV, o jornal Metro e o jornal Primeira Mão, além de outros veículos.

O Grupo Bandeirantes foi fundado pelo empresário João Jorge Saad quando este passou a administrar a Rádio Bandeirantes, que pertencia a seu sogro, Adhemar de Barros (governador do estado de São Paulo por duas ocasiões).

hqdefault

João Saad não só ampliou o negócio da rádio-difusão como inaugurou a sua própria emissora de TV, a Rede Bandeirantes, em 13 de maio de 1967. O Grupo Bandeirantes é atualmente presidido pelo empresário João Carlos Saad, filho do seu fundador.

renuncia64_foto-650x441

A primeira novela exibida pela nova emissora foi Os Miseráveis, uma adaptação da obra do escritor francês Victor Hugo. O primeiro telejornal chamava-se Titulares da Notícia, uma versão televisiva de um programa de notícias da Rádio Bandeirantes.

Os_Imigrantes

A novela de maior sucesso foi Os Imigrantes, de 1981, de Benedito Ruy Barbosa (o mesmo autor de Pantanal, exibida pela Rede Manchete, e Terra Nostra, pela Rede Globo). A emissora também levou ao ar folhetins como Cavalo Amarelo, Meu Pé de Laranja Lima, A Deusa Vencida e Cara a Cara.

Com mais de 300 capítulos, a novela Os Imigrantes é a terceira maior novela da história da televisão brasileira, atrás apenas de Redenção (TV Excelsior) e O Machão (Rede Tupi).
Com 212 metros de altura, a torre da Band é a maior torre de televisão da América Latina. Fica em São Paulo, a poucos metros da esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação.

hqdefault (1)

Um dos mais antigos programas da emissora é o Canal Livre, um talk-show no estilo debate exibido semanalmente no final de noite. Ele entrou no ar pela primeira vez em 1 980.

A Band participou do grupo de emissora que exibiram a primeira transmissão em cores da história da televisão brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 1 972.

clube-do-bolinha---sucesso-na-tv-bandeirantes-de-1974-a-1994-em-20-anos-da-atracao-o-carismatico-apresentador-bolinha-reinava-com-suas-bailarinhas-boletes-e-o-quadro-eles-e-elas-no-qual-1344981589223_600x400.jpg
Um dos programas que permaneceu mais tempo no ar foi o Clube do Bolinha, com o apresentador Edson Cury, que durou de 1974 a 1994.

LucianoValle.jpg

Um dos mais longos foi o Show do Esporte com apresentação do saudoso Luciano do Valle, com 10 horas de duração. Em virtude da quase interminável programação esportiva (que incluía a transmissão de jogos em diversas modalidades), a emissora adotou nos anos 80 o slogam “O Canal do Esporte”.

band mascote

Quando foi inaugurada, a TV Bandeirantes tinha um coelhinho como mascote.

hqdefault (2)
O menor título de um programa de televisão brasileiro foi H, apresentado por Luciano Huck e exibido pela Bandeirantes entre 1996 e 1999.

Em 1969, a emissora sofreu um incêndio que destruiu quase todas as suas instalações. Grande parte do seu patrimônio virou cinzas. Coincidência ou não, a Record e a Globo também sofreram incêndios nesse mesmo ano.

f_360385.jpg

A Bandeirantes foi a primeira emissora de TV a realizar um debate para a presidência da República, em 1989. Foi também a segunda a promover um debate para o governo do estado de São Paulo.

hqdefault

Marília Gabriela (lembrando que ela atuou como atriz em diversas novelas). Na Band, ela apresentou os programas Marília Gabi Gabriela, Cara a Cara e Jornal Bandeirantes. O Cara a Cara era um talk show em que os convidados respondiam inúmeras perguntas da apresentadora, muitas no estilo “pingue-pongue”.

CQC-04

O CQC (Custe o Que Custar) foi um dos programas humorísticos de maior sucesso da história da emissora. Apresentado inicialmente por Marcelo Tas, que revelou os humoristas como Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Rafael Cortez, Felipe Andreoli e Marco Luque. Um dos mais bem sucedidos foi Danilo Gentili, que hoje apresenta o talk-show The Noite, no SBT.

masterchef

A versão brasileira do reality-show culinário MasterChef foi um dos maiores sucessos de audiência da emissora dos anos 2 010. Comandado pela apresentadora e jornalista Ana Paula Padrão e com os chefs Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça como jurados, ele movimentou as redes sociais durante os últimos episódios. Teve duas temporadas até 2015 e, no que depender dos anunciantes, contará com muitas outras. Em 2015, a emissora apresentou uma versão infantil do programa, o MasterChef Júnior.

14311114.jpg

Apresentado por Amaury Jr., o programa Flash estreou na TV Gazeta de São Paulo. Foi, no entanto, na TV Bandeirantes que ele ganhou maior espaço e projeção. Amaury permaneceu por quase 20 anos na emissora. Atualmente, possui um programa similar na Rede TV!.

Outro programa longevo é o matinal Dia a Dia, com quase 30 anos de estrada. O Dia a Dia já foi apresentado por Ney Galvão, Blota Jr., Olga Bongionvanni, Lorena Calábria e Silvia Poppovic. Atualmente, tem Daniel Bork como apresentador.

jose-luiz-datena-no-cenario-do-brasil-urgente-na-band-agosto2011-1313087420674_564x430.jpg
O programa jornalístico Brasil Urgente estreou em 2001, com apresentação de Roberto Cabrini. A partir de 2003, passou a ser comandado por José Luís Datena, que permanece até hoje. Datena deu o nome da Band que ficou no ar e acabou adotado, deixando de lado a Rede Bandeirantes.

A Band foi a primeira emissora a exibir uma novela turca no Brasil. Exibida de segunda a sábado após o Jornal da Band, a novela Mil e Uma Noites fez tanto sucesso que levou a emissora a importar outra produção daquele país logo em seguida. A audiência de Fatmagül – A Força do Amor foi ainda maior.

panico-na-band

O humorístico Pânico na Band foi trazido da Rede TV, onde era chamado de Pânico na TV. 

Entre os apresentadores que já passaram pela emissora, vale lembrar de Hebe Camargo, Luciano Huck, Flávio Cavalcanti, Chacrinha, Lilian Witte Fibe, Doris Giesse, Silvia Poppovic, Patrícia Maldonado, Gilberto Barros e Joelmir Beting.

Atualmente a Band ocupa o quarto lugar na Grande São Paulo com média de 1.6 pontos e um faturamento anual de R$ 500 milhões de reais.

Me siga no Twitter: @beraldotv

Me siga no Instagram: @beraldotv

Curta uma página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em Band, Bastidores da TV, Memória, Memória da TV e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para TV Bandeirantes completa 50 anos neste sábado (13), veja fatos curiosos sobre a emissora

  1. Eurismar disse:

    Uma novela também de sucesso na Band foi serras azuis.

  2. Reginaldo Ambrose disse:

    Portal 4 me responda uma coisa como é que uma emissora como a band que tem o faturamento de 500 milhões de reais se afundou na crise financeira desse jeito deixando até de transmitir o campeonato brasileiro hein?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s