Programação de filmes da TV Brasil de 17 a 25 de abril

tv-brasil

A TV Brasil divulgou sua programação de filmes entre 17 e 25 de abril

Na segunda (17), a TV Brasil apresenta o documentário “Ferro em Brasa” de Moçambique.

Na quarta (19), a atração é o docudrama “As Hiper Mulheres”

Às 16h30 de sábado (22), vai ao ar o longa “Meu Brasil“.

Ainda no sábado, às 23h30, a emissora exibe o documentário português “Além de nós: Mudança na Paisagem

No domingo (23), a atração fica por conta do documentário inédito “Salve o Choro”, uma produção da TV Brasil.

Ferro em Brasa”

Segunda (17), às 23h

O documentário “Ferro em Brasa” é um passeio audiovisual conduzido pelo fotojornalista moçambicano Ricardo Rangel.

Símbolo de uma geração que no fim dos anos 1940, em Moçambique, iniciou as primeiras denúncias contra a situação de exploração colonial, Ricardo revelava em suas fotos a desumanidade e a crueldade do colonialismo.

O documentário mostra as circunstâncias de Moçambique da época pré-independência, que após tantos anos, ainda hoje, muitos se recusam a admitir, preferindo recordar a qualidade de vida da pequena parte da população que representavam.

Desde o período colonial até ao fim da guerra civil pós-independência, nos anos 1990, Ricardo Rangel fotografou 60 anos da história de seu país. Foi o primeiro jornalista não branco a entrar para uma equipe de um informativo em Moçambique (1952), como repórter fotográfico do jornal Notícias da Tarde.

O trabalho do profissional permitiu uma produção de imagens de valor inestimável, que se tornaram um acervo fundamental de 60 anos da história de Moçambique. Ricardo Rangel faleceu em 2009.

As Hiper Mulheres”

Quarta (19), às 23h

O docudrama “As Hiper Mulheres” conta a história de um homem que, temendo a morte da esposa idosa, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, As Hiper Mulheres foi exibido em mais de 20 mostras e festivais, foi premiado nos Festivais de Brasília e Gramado. O longa é uma produção da Vídeo nas Aldeias (VNA), projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, criado em 1986 a fim de fortalecer as identidades dos povos indígenas e seus patrimônios territoriais e culturais.

Meu Brasil”

Sábado (22), às 16h30

Gaúcha vai do Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro em busca do cujo sonho de ser cantora. Trabalhando como cozinheira para a família de Irineu Marinho, ela começa a se politizar.

Já o carismático instrutor de mergulho Carlos, depois de sofrer uma grande desilusão amorosa, tenta reerguer sua autoestima promovendo ecologia e cidadania nas favelas. E a corajosa travesti Juliana luta pela implementação do “terceiro banheiro” na pequena cidade de Três Rios (RJ).

Em busca de seus ideais, eles embarcam para Porto Alegre com outros 30 líderes comunitários em uma surpreendente jornada ao Fórum Social Mundial, o maior evento global sobre temas relacionados à justiça social.

Dirigido por Daniela Broitman, o documentário “Meu Brasil” narra a história de líderes comunitários e as dificuldades enfrentadas para se chegar ao Fórum Social Mundial de 2005. Questões sobre cidadania e consciência social são comentadas em meio à narrativa da trajetória dessas pessoas.

O filme recebeu o Prêmio Júri Popular de Melhor Documentário no Cinesul-Festival-Íbero-Americano de Cinema e Vídeo. A produção foi selecionada para o Encounters South African Internationtal Documentary Festival e para o Festival de Criatividade de Florença.

Além de nós: mudança na paisagem”

Sábado (22), às 23h30

O documentário “Além de nós: Mudança na Paisagem” traz um olhar sobre as transformações ocorridas na ocupação do território de Portugal nos últimos 50 anos.

O filme aborda as questões relacionadas ao tema da paisagem em sentido amplo e percorre o país de norte a sul, do planalto de Castro Laboreiro ao Algarve, passando pelo Douro e pela renovação do Alentejo por via do Alqueva.

Entre “centros históricos” e “aldeias típicas”, os portugueses buscam na paisagem um lugar para passar férias, mas a verdade é que a ocupação do território mudou de forma irreversível nas últimas cinco décadas através da emigração, do despovoamento e da fuga para os grandes centros urbanos do litoral.

“Além de Nós: Mudança na Paisagem” é um documentário sobre a identidade do campo português. A produção resgata a paisagem vivida na infância de várias gerações que formam as raízes do povo marcada pela natureza, pelos homens e pelo progresso.

Salve o Choro”

Domingo (23), às 16h30

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, o documentário “Salve o Choro” é uma produção da TV Brasil que conta a história do ritmo.

O Choro é considerado o primeiro gênero musical urbano tipicamente brasileiro. A música “Flor Amorosa”, de Joaquim Callado, composta em 1867, é considerada o marco inicial do choro.

O documentário remonta à origem do choro e revê a obra de grandes chorões do final do século XIX até os dias de hoje. Ainda analisa a estrutura e a forma do gênero.

O reconhecimento do choro no Brasil e no exterior e sua visibilidade na mídia também são temas presentes na obra. O documentário conta com a participação do professor José Amaral, autor do livro “Chorando na Garoa”, das musicistas Thereza Martins e Ana Claudia Caetano e dos músicos Hamilton de Holanda, Henrique Neto e Luizinho 7 Cordas.

O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril em homenagem ao nascimento de um dos maiores expoentes do gênero: o mestre Pixinguinha.

Me siga no Twitter: @beraldotv

Me siga no Instagram: @beraldotv

Curta a página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Colabore para o Portal 4 continuar com as suas atividades, saiba mais, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em filmes na tv, TV Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s