NET, Claro, Sky e Embratel perdem mais de 1 milhão de assinantes

Desde o dia 29 de março, as operadoras de televisão por assinatura NET, Claro, Sky e Embratel perderam mais de um milhão de assinantes em todo o Brasil. O mau resultado é uma evidente consequência da decisão de três tradicionais canais: Record TV,  RedeTV! e SBT abandonarem o sistema de TV paga por assinatura e passar a oferecer sua programação com sinal digital apenas de forma gratuita.

O impacto negativo do movimento de saída de clientes já é claramente sentido pelas operadoras de TV paga, e os alarmes de perigo já começam a soar. Assinantes destes serviço estão optando por cancelar o serviço de TV pago, dando preferência ao conteúdo nacional e de boa qualidade oferecido pela Record TV, RedeTV! e SBT, gratuitamente. Nos últimos anos, além de investir em novos programas e formatos, as três redes de TV adotaram a tecnologia com sinal digital em toda sua grade de programação.

Ao perder o acesso de todos os programas das três redes citadas, os assinantes das TVs pagas se sentiram lesados  por serem cobrados mensalmente por um serviço que oferece menos opções do que  foi originalmente contratado. Um claro sinal a essas empresas de que o consumidor brasileiro não aceita ser enganado.

O problema que a NET, Claro, Sky e Embratel arrumaram para si próprias com a saída da Record, Rede TV! e SBT é grande, já que as três emissoras representam cerca de 20% da audiência das TVs por assinatura no País, ou seja, de um dia para outro as TVs pagas perderam um quinto de sua audiência. Os espectadores passaram a sintonizar suas televisões diretamente na programação das três redes nacionais, que continuam disponibilizando o sinal digital gratuito de suas programações para todo o Brasil.

A postura das empresas NET, Claro, Sky e Embratel, além de desrespeitosa, fere a legislação vigente . A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige que, em caso de mudanças na programação, haja aviso prévio com ao menos 30 dias de antecedência.

Além disso, ainda de acordo com a legislação, as operadoras deveriam oferecer desconto ou opções de serviço aos consumidores, conforme o inciso 1º do artigo 28 da resolução nº 488 da Anatel: “Caso a alteração mencionada no caput implique a retirada de canal do Plano de Serviço contratado, deve ser feita sua substituição por outro do mesmo gênero, ou procedido desconto na mensalidade paga pelo Plano de Serviço contratado, a critério do Assinante”.

Me siga no Twitter: @beraldotv

Me siga no Instagram: @beraldotv

Curta a página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Colabore para o Portal 4 continuar com as suas atividades, saiba mais, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em TV e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para NET, Claro, Sky e Embratel perdem mais de 1 milhão de assinantes

  1. Caio disse:

    Algo está errado com essa matéria não há possível !
    Com todo respeito mais essas 3 redes vem com uma programação horrível ,sem conteúdo ,são vingativas e apelativas
    Quem paga pra ver TV fechada quer assistir fox , Sport TV ,telecine ,HBO ,wanner dentre outras boas opções
    Não acredito em muita informação que vem sendo circulada pela Simba pois já começaram muito mal com escândalos !
    Dessas 3 a única que talvez faça um pouco de falta eh o SBT devido ao Silvio santos ,Record e rede TV não oferecem nada de bom ao telespectador

  2. Izaelmazola@gmail.com disse:

    Em compensação a emissora do Macedao tal rastejando mais que uma cobra. No fundo do poço, na lama.

  3. Em compensação os bispos rastejando. No ibope.

  4. marcelo disse:

    a matéria está errada em relação ao desligamento em todo brasil, por enquanto só em São Paulo não sei se é só na capital ou no estado todo será que perdeu um milhão só nessa cidade?

  5. Olá… Concordo plenamente, eu tenho Sky em casa, mas minha família assiste as novelas da Record TV eu também, o jornal da Record, depois passamos para os canais fechados. Queremos a RecordTv, todos os canais tem seu público e portanto quer ver .

  6. Horacio Fures disse:

    Eu assino TV fechada e realmente assisto mais a programação dos canais aberto…. A realidade é que a maioria das pessoas assinam TV acabo, devido a qualidade de imagem e para de vez em quando, assistir um jogo que não passa na TV aberta ou a um filme bom…. Essa é a realidade da maioria, sem os canais aberto a TV fechada simplesmente iria perder mais do que a metade dos assinantes…. O conteúdo dos canais fechados é muito inferior e repetitivo…. Claro que tem programas bons, seriados bons, na TV fechada, mas a TV aberta ainda é soberana….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s