TV Aparecida denuncia situação precária do sistema prisional no Brasil em documentário inédito

tv-aparecidaA TV Aparecida exibe no próximo domingo (06), às 19h30, imagens surpreendentes da realidade carcerária no Brasil. A equipe de jornalismo da emissora viajou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba, Goiás e Pará durante quase 3 meses para conhecer de perto o sistema prisional e os vários problemas que colocam o país em umas das primeiras posições do ranking mundial, com mais de 700 mil presos.

O jornalista Eduardo Miranda que visitou várias unidades prisionais, garante que o número de presos chega a ser na média nacional duas vezes maior do que a capacidade. “Ouvimos relatos de detentos, que denunciam violações aos direitos humanos, como tortura, falta de assistência à saúde, maus tratos, superlotação, racionamento de água e confinamento (castigo). Outro problema é a presenças de facções inimigas em um mesmo lugar e a falta de higiene”, destaca.

No documentário, ”Realidade Carcerária”, Miranda conversa com os próprios presos, familiares, diretores das unidades, autoridades do Poder Judiciário, como juízes de execução penal e desembargadores, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representantes da Pastoral Carcerária, na coordenação nacional e nos Estados visitados pela equipe.

O documentário além de denunciar a atual situação carcerária, mostra histórias de ex-detentos e como é quando voltam à sociedade, demonstrando suas principais dificuldades. “Vamos exibir exemplos de dois egressos do sistema, no caso, Lincoln, de Florianópolis e Juscelino, de Joinville, no estado de Santa Catarina, que suportaram as atrocidades do cárcere e hoje deram um novo rumo à vida”, conclui Eduardo Miranda.

O documentário que será exibido no dia 6 de novembro, data do “Jubileu dos Encarcerados”, proclamado pelo Papa Francisco, terá continuidade no dia 20 de novembro com o especial “Um Mundo sem Cárcere”, para marcar o encerramento do “Ano da Misericórdia”, também definido pelo líder da Igreja Católica.

A segunda reportagem destaca o encarceramento feminino, as medidas em discussão nas três esferas de Poder para tentar solucionar os vários problemas do sistema prisional, o trabalho da Pastoral Carcerária e o perdão como o caminho de volta para a sociedade.

Me siga no Twitter: @sigaberaldo

Me siga no Instagram: @beraldo27

Curta a página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Colabore para o Portal 4 continuar com as suas atividades, saiba mais, clique aqui

Esse post foi publicado em TV Aparecida e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s