Globo não consegue registrar marca sonora do “plim plim”

superstar_season_3_promo_globo_logoDe acordo com o site de notícias “BBC Brasil”, a Globo segue sem conseguir registrar a sua famosa marca sonora, o “plim plim”. Isso porque, nesta terça-feira (13), o Tribunal-Geral da União Europeia rejeitou a apelação da emissora carioca para registrar a marca.

O órgão concluiu que o som não tem “qualquer caráter distintivo” e é “banal e trivial”. A Globo chegou a enviar uma representação gráfica do som, que não foi suficiente para convencer o Tribunal. “Uma vez que a marca pedida é desprovida de caráter distintivo, o tribunal considera que o EUIPO não cometeu nenhum erro ao se recusar a registrá-la”, diz o órgão.

A emissora tentou realizar o registro na Europa porque no Brasil isso não é possível, já que, segundo o artigo 122 da Lei de Propriedade Industrial, sinais sonoros, mesmo remetendo a produtos e serviços, e mesmo que originais e exclusivos, não podem ser registrados.

Vale lembrar que o ruído sonoro foi encomendado pelo então diretor da Globo, José Bonifácio, o Boni, em 1971. A ideia era ter um som que pudesse marcar a passagem de ida e volta dos intervalos comerciais e alertar o público.

Me siga no Twitter: @sigaberaldo

Me siga no Instagram: @beraldo27

Curta a página do Portal 4 no Facebook, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em Globo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s