Morre aos 75 anos, nos EUA, o jornalista Eliakim Araújo

02O jornalista Eliakim Araújo morreu neste domingo, 17, aos 75 anos, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde estava internado para o tratamento de um câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada há um mês e Araújo chegou a se submeter a um tratamento de quimioterapia, mas não resistiu.

Eliakim Araújo formou, ao lado da mulher, a também jornalista Leila Cordeiro, o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira, ao comandar o “Jornal da Globo”, em 1983. Nascido em Guaxupé, Minas Gerais, Araújo também comandou, na emissora carioca, o “Globo Repórter”, além das cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e a eleição indireta de Tancredo Neves.

O jornalista se transferiu, junto da mulher, para a Rede Manchete, em 1989, quando ancoraram o principal telejornal da emissora.

Em 1992, convidado por Silvio Santos e pelo então diretor nacional de jornalismo do SBT, Marcos Wilson, o casal mudou-se para São Paulo, onde apresentou inicialmente o Aqui Agora e, em 1993, devido a saída de Lilian Witte Fibe da emissora, assumiu oJornal do SBT durante mais de quatro anos.

Em 1997 veio o convite da rede americana de televisão CBS para ancoragem do primeiro canal internacional de notícias em língua portuguesa, o CBS Telenotícias, que tinha um telejornal homônimo (CBS Telenotícias) no SBT. O projeto durou três anos. Eliakim e Leila decidiram então permanecer nos EUA com os filhos. Durante três anos, apresentou o Câmera Record News, que exibia documentários do programa americano 60 Minutes, da CBS (Columbia Broadcasting System) – uma das maiores redes de televisãoe rádio dos Estados Unidos.

Recentemente, Eliakim Araújo trabalhava com jornalismo online. Segundo a família, o desejo do jornalista era que seu corpo fosse cremado e a cinzas jogadas no mar.

Me siga no Twitter: @sigaberaldo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s