Cena gay de ”Liberdade, Liberdade” foi um avanço na teledramaturgia

fotoDepois da rejeição do beijo gay envolvendo duas personagens octogenárias em Babilônia (2015), a trama escrita pelo Gilberto Braga sofreu uma rejeição do público conservador. O novelista mudou o rumo do folhetim que desandou, perdendo audiência e sendo um dos maiores fiasco da história da emissora.

Batendo na mesma ferida, o casal se repetiu agora na novela das onze ‘’Liberdade, Liberdade’’- o romance entre André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) foi ganhando formas até culminar na primeira cena de sexo entre dois homens numa telenovela brasileira que durou menos de 5 minutos e quarenta segundos. 

Ousada, a novela das onze conseguiu quebrar o maior tabu da teledramaturgia brasileira o beijo gay e cenas de sexo. A Globo abriu a cabeça para retratar um tema atual com naturalidade nem que para isso usou como base um caso reprimido como é ambientado no século 19 onde a homossexualidade era considerada crime com direito a prisão e morte.

A cena foi dosada com ousadia, um texto afiado e uma sutileza na direção dos ângulos e tomadas de câmera. O beijo apressado e o silêncio entre os dois enquanto se despiam deixou o telespectador congelado na frente da TV. Não precisou ser explícita para ser impactante. A importância da sequência vai além da nudez mostrada e do contexto em si. 

A homossexualidade mostrada na novela soube cumprir seu objetivo principal: colocar em pauta um tema necessário que precisa ser discutido e um combate à intolerância de gêneros e um preconceito velado. As cenas não choraram a família tradicional brasileira, só abriu uma janela para debater um tema que é centrado em dezenas de lares. A teledramaturgia permitiu bater no assunto que por décadas ficou esquecido em núcleos pequenos e mostrou avanço apesar de tardio.

Colabore com o Portal 4, saiba mais clicando aqui. 

Me siga no Twitter: @sigaberaldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Liberdade Liberdade, Opinião e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s